Para aqueles que usam o Linux, existe alguns programas que auxiliam tanto os profissionais na educação como os próprios alunos em atividades lúdicas e de aprendizado. Além de os próprios alunos poderem criar as atividades.
GCompris
GCompris é um conjunto de jogos lúdicos que tem um grande cunho
educacional para crianças de dois a dez anos. A suíte contém atividades de
geografia em que a criança tem que colocar os países no mapa-múndi, atividades
de raciocínio com tabelas, setas e imagens espelhadas, Sudoku (Jogo de Raciocínio e Lógica) e leitura de texto dentre
outras atividades.

O GCompris
é um programa livre em que o usuário pode adaptar o programa para uso próprio e
também podendo compartilhar com outros usuários. Além disso, ele é
multi-plataforma tendo versões para GNU/Linux, MAC/OS Windows, Unix e suas
distribuições. No capitulo quatro falaremos um pouco mais sobre como essa
ferramenta é utilizada na educação.
O GCompris
é um programa livre em que o usuário pode adaptar o programa para uso próprio e
também podendo compartilhar com outros usuários. Além disso, ele é
multi-plataforma tendo versões para GNU/Linux, MAC/OS Windows, Unix e suas
distribuições. No capitulo quatro falaremos um pouco mais sobre como essa
ferramenta é utilizada na educação.
JClic/JClic Author
JClic/ JClic Author é um programa de
criação, realização e avaliação de exercícios podendo-se trabalhar imagens,
sons e vídeos. No programa o usuário irá criar
jogos da memória, associação de imagens com palavras, sons com imagens,
completar texto, ordenar palavras, sopa de letras, sopa de palavras, palavras
cruzadas e etc.
A
figura abaixo da um exemplo de uma das telas de criação e apresentação do JClic/ JClic Author:

JFractionLab
JFractionLab é um programa desenvolvido para auxiliar os professores
de áreas exatas na hora de ensinar a seus alunos a aprender e desenvolver
frações.
A figura abaixo mostra como o
programa funciona:

referência: www.softpedia.com
O programa e muito simples basta o usuário
escrever a fração que o programa desenvolve graficamente a mesma, o programa e
bastante fácil de usar e lhe permite ver passo a passo o desenvolvimento da
fração. Indicado para o ensino da matemática e para o uso no primeiro e segundo
segmento, tem sua licença GNU/GPL versão 2.
Kalgebra
Kalgebra é um programa que simula
uma calculadora só que com mais funções aritméticas e lógicas, seus resultados
são mostrados graficamente em ambiente 2D e 3D. Sua linguagem de interpretação
dos cálculos é a linguagem MathML,
não é muito complexa.
Na figura abaixo podemos visualizar melhor como o
programa cria suas fórmulas:

Kalzium
Kalzium é uma excelente tabela
periódica e ela vai além, o usuário pode criar reações químicas no seletor
gráfico visualizar as moléculas e saber a história de cada elemento sua massa,
peso atômico, número atômico, quantidade de nêutrons, prótons e íons.
A imagem abaixo mostra as diversas interfaces do
programa:

Além de fazer cálculos de NOX o programa ainda, mostra
os pontos máximos das transições dos estados dos elementos. Usado no ensino da
química indicado para o nono ano do ensino fundamental, ensino médio e para
outras áreas de ensino referente à química, no capitulo quatro analisaremos
este software pedagogicamente.
KBruch
KBruch é um jogo que auxilia as
operações com frações possibilitando a soma, subtração, multiplicação, divisão,
fatoração, comparação e conversão de frações. Sendo utilizado para o ensino a
partir da quarta série (quinto ano), após os exercícios o programa apresenta
dados estatísticos referente aos acertos ou erros podendo ser utilizado como
uma eficaz ferramenta de avaliação.
A figura abaixo mostra como funciona o jogo:

KGeography
KGeography é um programa onde o aluno
escolhe um país e o programa gera graficamente a o mapa do mesmo, sendo que o
aluno pode responder a exercícios sobre mapas, capitais, bandeira e localização
de qualquer parte da terra. Indicado para qualquer nível de ensino.
Na figura abaixo podemos observar como funciona o
programa:

Kig
O Kig é um programa
do pacote educacional do KDE que permite o aluno criar figuras em um plano de
coordenada (x,y), sendo ele capaz de desenhar funções, parábolas, plano
gradual, plano analítico, estudo de variação x e y entre inúmeras
funções geométricas e algébricas que o programa permite fazer.
Observe a figura abaixo:

KmPlot
KmPlot é um programa para o
desenvolvimento de funções cartesianas, paramétricas e polares. Além de
possibilitar a combinação de vários tipos de funções simultaneamente
ocasionando a criação de novas funções.
A figura abaixo mostra como é o
programa:

KTurtle
KTurtle é um programa que utiliza
conceitos de comandos simples para o desenvolvimentos de formas planas,
geométricas e curvilíneas. Seus conceitos são os mesmos que se usam na linguagem
LOGO. O construtivismo e parte do ensino neste programa, sendo o “feedback” do aluno o ponto crucial para
a aprendizagem do mesmo.
Na figura
abaixo podemos visualizar melhor como funciona:

KWordQuiz
KWordQuiz é um jogo de associação de palavras onde o aluno deverá
corresponder uma coluna a outra, sendo que este programa pode ser utilizado
para qualquer disciplina, basta apenas o professor criar uma folha de cálculo
de duas colunas.
Na figura abaixo mostra várias telas do programa e
seus estilos de atividade:

Stellarium
O Stellarium é um simulador, onde o usuário escolhe o local e horário
de onde deseja observar o céu, o simulador carrega as estrelas referentes ao
local observado assim se o usuário escolher o hemisfério norte as estrelas e
constelações que são observáveis apareceram no simulador.
Na figura abaixo podemos observar como funciona o
simulador:

Tuxmath
O Tuxmath é
um jogo bastante simples para ensinar a somar, subtrair, multiplicar e dividir
por meio da interatividade.
Na figura abaixo podemos ver melhor como funciona:

Por sua vez o Tuxmath visa mostrar métodos mais fáceis
de incluir as crianças no ambiente da matemática, como é o caso desse jogo que
lembra muito o “SpacerInvaders”
(Jogo muito popular na década de 80 distribuído pela Atari), que faz com que o
aluno destrua os meteoros que no jogo são operações matemáticas, sendo que para
isso o aluno deve resolver as mesmas.
Essas são algumas ferramentas que podem ajudar tanto os professores quanto para os alunos. Espero que esse pequeno guia possa ajudar no auxílio do ensino e da aprendizagem.
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