A
Internet revolucionou os meios de comunicação entre as pessoas do mundo
inteiro. Composta por um conjunto de programas (software) e meios físicos de
comunicação e recepção (Hardware), esta ferramenta, criada para fins militares
durante o período conhecido como “Guerra Fria”, evoluiu de forma vertiginosa,
migrando de páginas estáticas de conteúdo textuais para infinitas
possibilidades Hipertextuais integrando recursos de som, imagens e vídeo
possibilitando ainda, grande interatividade por parte de seus usuários.
O
surgimento do comércio eletrônico no Brasil a partir de 1990 deu início a uma
nova cultura profissional com valorização do conhecimento, que passa a ter um
caráter mais dinâmico e volátil, visto que, é constantemente atualizado com
novas tecnologias e implementos de equipamentos com recursos cada vez mais
avançados. Estes avanços contribuíram para a dinamização do comércio via
Web, possibilitaram o surgimento de
novas atividades profissionais e extinguiram outras dentro de um processo
normal de atualização característica da globalização.
Agregados
a essa cultura, surge uma nova relação de trabalho, firmado em resultados
práticos entre empregado e empregador. Através dos recursos propiciados pela
internet, esta nova relação, possibilita ao profissional desenvolver suas
atividades fora do ambiente corporativo, sem compromisso de horário conciliando
sua disponibilidade de tempo as suas tarefas profissionais, o que não diminui
sua responsabilidade diante de suas atribuições. Obviamente, é uma realidade
recente e até certo ponto sua aplicabilidade tem segmentos específicos, não se
estendendo a todos os ramos do setor produtivo. Este novo perfil profissional
tem características próprias, normalmente seguem critérios contratuais,
individualizados pelos aspectos e necessidades da empresa na qual este
profissional esta inserido, sua viabilidade, esta diretamente ligada a internet
e seus recursos tecnológicos.
Carlos Alberto - Professor de Informática - FAETEC
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