terça-feira, 30 de abril de 2013

Vencedora do concurso de textos

No mês de Abril trabalhamos em nossas aulas o tema: Redes Sociais. Na última postagem mostramos o vídeo feito por alunos falando sobre o uso do Facebook. Segue agora o texto da vencedora do concurso de textos sobre esse tema.


Os limites no uso das redes sociais
Há dez anos, não imaginávamos que pudessem existir ferramentas que nos dessem informações em tempo real. Hoje em dia já é difícil manter-se desconectado por poucas horas. As redes sociais têm grande influência no mundo atualmente e quem se encontra fora dessa “sociedade conectada” é considerado parado no tempo. Mas será que toda informação instantânea é realmente necessária?
Essa questão é levantada diariamente e questionada por diferentes grupos. Uma vez que há pessoas motivadas a usar as redes sociais para publicitários, movimentos sociais ou meramente para estar em contato com amigos e familiares, algumas pessoas ultrapassam a linha da privacidade e extrapolam no uso da internet.
São imagens, textos e vídeos postados diariamente e, na maioria dos casos, em tempo real que nenhum proveito tem para quem está assistindo, ou simplesmente conectado. Pessoas tentando se promover a todo custo, chamando atenção de qualquer forma para conseguir seus tão sonhados quinze minutos de fama.
Sem nada para acrescentar à sociedade, que é importante lembrar, não vive apenas na internet, milhares de pessoas passam horas conectadas e nada fazem para irem além da tela do computador, estão ali apenas para aparecerem. Deixam sua vida à mostra, sem se importar com os riscos que isso pode causar, somente para conquistar algumas “curtidas” e compartilhamentos.
Felizmente, ainda não são todas as pessoas coagidas pelo “lixo cibernético”. Alguns (poucos) conhecem e respeitam sua própria privacidade e não expõem sua vida em troca de fama.
Thaís Peace, blogueira.
www.penseameviva.blogspot.com

sábado, 27 de abril de 2013

Artigo: Governo Eletrônico


Governo Eletrônico

            A virtualização dos serviços governamentais é possivelmente uma das principais ferramentas contra a corrupção. A diminuição do contato pessoal entre servidores públicos e população em geral faz naturalmente com que apareçam menos oportunidades de conduta inadequada por parte de corruptos e corruptores.
            No Rio de Janeiro, um dos exemplos mais clássicos de governo eletrônico foi a informatização do Departamento Estadual de Transito, o DETRAN. Antes desta era muito difícil conseguir uma carteira de habilitação ou licenciar um carro sem recorrer a procedimentos “não oficiais”. Não necessariamente todas as formas de corrupção deste órgão foram abolidas, mas hoje, ao contrario do passado, é possível usufruir de todos os serviços oferecidos, sem maiores problemas, desde que, óbviamente, tenhamos todas as documentações e obrigações “em dia”.
            Sobre a presença na Internet das entidades governamentais, veja o trecho retirado de WILLECKE (2003): “Em vez de ser um pequeno, estranho acréscimo às principais rotinas administrativas e bases de dados computadorizadas, o Web site mais as interfaces associadas tornam-se a ferramenta operadora central de toda a organização, assim como a interface crítica entre governo e sociedade. Tornar as intranets das agências disponíveis na Web é usado para incrementar radicalmente o potencial dos cidadãos para a auto-administração e suas habilidades para monitorar e fiscalizar, para si mesmos, o que o governo supostamente está fazendo sob seus mandatos.”
            Supondo que praticamente os cidadãos têm a possibilidade de acesso a Internet, a disponibilização de serviços governamentais online não deixa de ser uma forma de democratização desses serviços. Na situação conhecida até então, a rapidez e presteza na obtenção de um serviço do governo eram obtidas por meios escusos. Esse fato demonstra ainda mais a necessidade da universalização da Internet no Brasil e isso passa por uma série de investimentos públicos e privados.
            Outro exemplo de governo eletrônico bem sucedido no Brasil é a realização de licitações online, sejam por meio de pregões ou simples tomadas de preços. O governo federal criou um portal voltado para a realização de todas as suas compras (http://www.comprasnet.gov.br), no qual é disponibilizada uma série de serviços para as empresas fornecedoras do governo.
            Através do COMPRASNET, as empresas podem receber avisos de licitação, e participar de pregões online. Esse portal tem também integração com o sistema de cadastro de fornecedores (o SICAF), facilitando tremendamente a participação das empresas em licitações públicas. Outro órgão do governo federal que disponibiliza uma série de serviços online é a Previdência Social.
            Através do site da Previdência é possível consultar e emitir extratos de contribuição de INSS e FGTS, esse último através de integração com o site da Caixa Econômica Federal.

Referências Bibliográficas
WILLECKE, Robert, Governo Eletrônico na Mídia On Line: Análise da Repercussão das Iniciativas de E-Gov em Publicações Jornalísticas na Web. UFSC, 2003. Dissertação de Mestrado.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Imprimir e opções de imprimir


Imprimir no Microsoft Office

- Clique no botão do Office >> Imprimir, ou;
- Clique no botão do Office >> Imprimir >> Imprimir, ou;
- Ctrl+P (em qualquer programa)


1) Nome: Exibe a impressora instalada.

2) Intervalo de página - defini o que será impresso.
    Todas - imprime todas as páginas.
    Página atual - imprime a página que está sendo exibida na tela.
    Páginas - permite escolher as páginas que serão impressas.
          Se desejar imprimir as páginas 5 e 10, por exemplo digite: 5, 10.
          Caso deseje imprimir da página 3 até a 8 digite: 3-8.

3) Imprimir - permite a impressão das páginas pares ou impares. Ideal quando deseja imprimir dos dois lados de uma folha. (Primeiro: imprime todas as páginas impares, segundo: retirar as páginas impressas e as coloca novamente na impressora - terceiro: imprime as pares.)
OBS.: teste primeiro em uma folha, para evitar errar e imprimir tudo de cabeça para baixo.

4) Cópias - imprimirá várias cópias da(s) mesma página(s).

5) Zoom
Páginas por folha - Caso deseje imprimir mais de uma página por folha altere de 1 página para a quantidade desejada.
OBS.: Acima de duas páginas por folha fica ruim a visualização.

6) Propriedades - Exibe recursos da impressora. Depende da impressora instalada.
Exemplo de uma impressora Epson L355.

7) Ok para imprimir.

domingo, 21 de abril de 2013

Retirando câmera e Pendrive corretamente




Menu Iniciar >> Computador >> Clique com o botão direito sobre a câmera ou Pendrive >> Ejetar



Ou Clique no ícone na barra de notificação (área de trabalho):




1) Clique sobre  “Remover Hardware e Ejetar mídia com segurança” 
2) Depois clique sobre o que deseja ejetar (retira-o com segurança).


Obs: Sempre retire câmera, cartão de memória e Pendrive corretamente para evitar queimá-los.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Salvando um arquivo dentro da pasta criada na área de trabalho (desktop)

Toda vez que salvamos um arquivo (seja ele um documento de texto feito no WordPad ou no Microsoft Office Word ou no LibreOffice Writer; ou uma planilha eletrônica feita no Microsoft Office Excel ou no LibreOffice Calc; ou uma apresentação de slides feita no Microsoft Office Power Point ou no LibreOffice Impress) sempre salvamos este arquivo na pasta Meus Documentos (Utilizando o Sistema Operacional Windows).
Mas se o usuário quisesse salvar um arquivo dentro da sua própria pasta feita na área de trabalho, seria possível? Sim.
Observe a figura de um simples texto feito no WordPad.

A fim de salvar o documento feito no WordPad, clique em Arquivo - Salvar Como. 
Veja a figura abaixo:

Aparecerá uma nova janela, conforme a figura abaixo:

Se o usuário clicasse no botão Salvar, o arquivo estaria sendo salvo na pasta Meus Documentos com o nome de Documento, conforme mostra a figura acima, entretanto para salvar o arquivo dentro da pasta criada na área de trabalho, o usuário terá que clicar em Desktop (localizado à esquerda) desta pequena janela que apareceu, conforme mostra a figura abaixo:


Porém, se o usuário clicasse no botão Salvar, ainda não salvaria na pasta criada por ele e sim em Desktop (conforme é mostrado na figura acima). Portanto, o usuário a fim de salvar o arquivo dentro da sua própria pasta (criada na área de trabalho) terá que clicar em cima da pasta (no exemplo acima, criei uma pasta na área de trabalho com o nome de computador). Ao clicar na pasta, o usuário irá verificar que ao invés do botão Salvar, aparecerá o botão Abrir. Veja a figura abaixo:










Ao clicar no botão Abrir, a pasta (que está selecionada, no caso computador), aparecerá acima, onde está Salvar em
Observe a janela abaixo:









Na figura acima, além de ter colocado o arquivo para ser salvo na pasta computador, deletei (apaguei)  o nome do arquivo que antes estava Documento (que é o nome padrão do WordPad) e digitei a palavra Informática (observação: o usuário poderá digitar qualquer nome, não tendo que ser obrigatório o nome Informática). A fim de confirmar, é só clicar no botão Salvar. Neste caso, esta pequena janela irá fechar e ao invés do nome Documento (que estava na barra de título (localizado na parte superior da janela principal)), aparecerá o nome Informática. Que foi o nome digitado ao salvar o arquivo.
Observe a janela abaixo:











A fim de verificar se o arquivo está salvo na pasta criada na área de trabalho, ao invés de fechar a janela, é aconselhável minimizá-la. Conforme é mostrado na figura abaixo:


Na figura acima, que mostra a área de trabalho (no exemplo, sistema operacional Windows XP).  O usuário poderá verificar que na parte inferior da figura está de forma minimizada o arquivo Informática-WordPad, e na parte superior a pasta computador (que está sendo usada como exemplo).
Para que, o usuário possa abrir a pasta desejada (que neste exemplo é a pasta computador) e  só clicar 2 vezes ou 1 vez e apertar a tecla Enter, desta forma, o seu conteúdo será visto.
Observe a figura abaixo:



Se o usuário clicar no arquivo Informática (que está dentro da pasta computador) irá abrir no formato do Microsoft Word e NÃO no WordPad, portanto para abrir no formato do WordPad é só clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo, arrastar o cursor do mouse até as palavras: "Abrir com", feito isto aparecerá uma outra "barra" (geralmente do lado) e finalmente clicar com o botão esquerdo do mouse em Aplicativo WordPad MFC ou simplesmente WordPad.


















quinta-feira, 4 de abril de 2013

Alterando o ícone da pasta

Ao criar pastas, o usuário observa que ambas as pastas tem o mesmo padrão, ou seja, o mesmo tamanho e principalmente a mesma cor (que no sistema operacional windows, a cor do ícone da pasta é amarela). Teria como o usuário alterar o ícone da pasta ? Sim. Observe a orientação abaixo:

Partindo do princípio que a pasta já está criada (criei-a na área de trabalho). Para alterar o ícone da pasta, faça:

Clique com o botão direito do mouse em cima da pasta desejada, que você (usuário) queira alterar e posicione o ponteiro (cursor) do mouse na palavra Propriedades(digitei Propriedades, pois estou utilizando o sistema operacional  windows XP) conforme é mostrado na figura abaixo:

Obs. Quando o ponteiro (ou cursor) do mouse estiver em cima da palavra Propriedades.
Clique com o botão esquerdo. Ao fazer isto, abrirá uma nova janela, de acordo com a figura abaixo:



Clique com o botão esquerdo do mouse em cima de Personalizar. A Janela ficará desta forma:



Clique no botão "Alterar ícone..." (localizado na parte inferior à esquerda). Ao clicar, aparecerá outra janela (um pouco menor) com vários tipos de imagens que são do próprio sistema operacional, conforme é mostrado na figura abaixo:



Obs. Se o usuário quiser visualizar mais ícones, é só clicar na seta à direita que está na barra de rolagem (localizada na parte inferior da janela). A Figura abaixo, mostra mais ícones:



Escolha uma imagem, ou seja, um ícone. Na figura abaixo, escolhi o ícone da árvore, conforme visualização, porém vocês poderão escolher outro ícone. Para confirmar a escolha feita é só clicar no botão "OK".



A figura abaixo mostra o ícone que foi escolhido.



Clique no botão "OK". Ao clicar no botão "OK", a janela fechará e você irá visualizar que a pasta teve o ícone (imagem) alterado. Veja a figura:





terça-feira, 2 de abril de 2013

Artigo sobre Informática e sociedade.


A Internet revolucionou os meios de comunicação entre as pessoas do mundo inteiro. Composta por um conjunto de programas (software) e meios físicos de comunicação e recepção (Hardware), esta ferramenta, criada para fins militares durante o período conhecido como “Guerra Fria”, evoluiu de forma vertiginosa, migrando de páginas estáticas de conteúdo textuais para infinitas possibilidades Hipertextuais integrando recursos de som, imagens e vídeo possibilitando ainda, grande interatividade por parte de seus usuários.

O surgimento do comércio eletrônico no Brasil a partir de 1990 deu início a uma nova cultura profissional com valorização do conhecimento, que passa a ter um caráter mais dinâmico e volátil, visto que, é constantemente atualizado com novas tecnologias e implementos de equipamentos com recursos cada vez mais avançados. Estes avanços contribuíram para a dinamização do comércio via Web,  possibilitaram o surgimento de novas atividades profissionais e extinguiram outras dentro de um processo normal de atualização característica da globalização.

Agregados a essa cultura, surge uma nova relação de trabalho, firmado em resultados práticos entre empregado e empregador. Através dos recursos propiciados pela internet, esta nova relação, possibilita ao profissional desenvolver suas atividades fora do ambiente corporativo, sem compromisso de horário conciliando sua disponibilidade de tempo as suas tarefas profissionais, o que não diminui sua responsabilidade diante de suas atribuições. Obviamente, é uma realidade recente e até certo ponto sua aplicabilidade tem segmentos específicos, não se estendendo a todos os ramos do setor produtivo. Este novo perfil profissional tem características próprias, normalmente seguem critérios contratuais, individualizados pelos aspectos e necessidades da empresa na qual este profissional esta inserido, sua viabilidade, esta diretamente ligada a internet e seus recursos tecnológicos.

Carlos Alberto - Professor de Informática - FAETEC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...