segunda-feira, 31 de março de 2014

Como Fazer um Curriculum Vitae


Ao escrever seu curriculum vitae você deve observar uma série de regras e dicas que visam diferenciá-lo entre os demais candidatos a vaga, destacando suas qualidades profissionais e pessoais. Antes de começar a escrever este documento, procure fazer uma reflexão sobre sua formação e carreira profissional, identificando seus pontos fortes. Na hora de redigí-lo, faça-o com calma, sem pressa - leia e releia-o várias vezes até ter a certeza de que está tudo certo.
Abaixo listamos alguns pontos importantes sobre como fazer um curriculum vitaechamativo e atraente, resultado de anos de nossa experiência na área de seleção e RH.

1) Não torne-se o "ilustre incomunicável" da vez
Pode parecer mentira mas não é. Já recebemos inúmeros currículos em que os autores simplesmente esqueceram-se de colocar seus dados de contato. Resultado: curriculum pré-selecionado durante a fase de triagem e o canditato eliminado por ser impossível encontrá-lo.
As informações de contato, telefone fixo, telefone celular e e-mail, devem aparecer no topo do curriculum vitae, junto ao nome, endereço e estado civil. Lembre-se de manter esses dados sempre atualizados. No caso do e-mail, liste apenas aquele que você utiliza com mais frequência.

2) Vá direto ao ponto
Deixe claro logo no início de seu curriculum vitae qual vaga está concorrendo ou qual área está interessado. Não cite mais de uma vaga ou área, o que transmite a idéia de um profissional sem foco.

3) Seja seletivo - inclua APENAS o essencial
Lembre-se de que o tempo médio de avaliação de um curriculum vitae por parte de um profissional de seleção é de 45 segundos. Concentre-se naquelas informações essenciais sobre você e sua carreira e que o diferenciam e capacitam-o para a vaga em questão.
Se a vaga é para assistente financeiro, não é necessário mencionar sua experiência em manutenção de impressoras. Se você possui 38 anos e concorre a uma vaga de gerente comercial, não é necessário citar sua experiência como office-boy aos 15 anos.
Quanto ao número de páginas utilize, no máximo, 3. Para a maioria das vagas, 1 ou 2 páginas bastam.

4) Uma boa apresentação conta muito
Embora o conteúdo certamente fale mais alto, a apresentação do curriculum conta muitos pontos a favor. Um curriculum bem apresentável, organizado e impresso em um bom papel, transmite a idéia de um profissional competente e diferenciado. Utilize uma boa impressora e papéis brancos, no formato A4, de boa gramatura (90g/m2 por exemplo). Não utilize xerox nem imprima seu documento frente e verso.

5) Facilite a leitura do avaliador
A maioria dos avaliadores de currículos já passou dos 40 anos. Assim, é natural que estas pessoas tenham alguma dificuldade na leitura. Facilite este processo e ganhe alguns créditos.
Use sempre letras na cor preta (ou cinza escuro) e com tamanho igual ou superior a 10 pontos. Evite utilizar fontes rebuscadas. Boas escolhas são Verdana, Georgia ou Arial, fontes elegantes e formais. Configure seu editor de texto para deixar um espaço entre as linhas. Deixe uma boa margem entre o conteúdo e a folha.
Agrupe as informações do seu curriculum vitae em blocos como Formação Acadêmica, Experiência Profissional, Atividades e Cursos Complementares.

6) Cuidado com o português
Sempre é válido frisar: muito cuidado com o português. Evite abreviaturas. Após redigir seu curriculum no computador, utilize o corretor ortográfico do seu editor. Peça sempre algum conhecido de confiança para revisar seu documento após finalizá-lo.

7) Dinheiro é um assunto a ser tratado na entrevista
Não mencione sua pretenção salarial em seu curriculum vitae. O valor pode ser um empecilho para que você seja chamado para uma entrevista, o momento oportuno para debater sobre este assunto. Evite colocar também seus salários anteriores quando descrevendo suas experiências passadas.



Como NÃO FAZER um Curriculum Vitae


Ao enviar seu curriculum vitae para concorrer a uma vaga de emprego, você deve ter em mente o seguinte: as pessoas que trabalham com seleção NÃO TÊM TEMPO A PERDER. Em um processo seletivo esses profissionais recebem centenas, até mesmo milhares de currículuns.
A primeira fase deste processo é a triagem. Nela, os selecionadores têm pouco tempo para, dada uma pilha de curriculuns impressos ou ainda em formato digital, decidirem quais deles devem ser selecionados para a próxima fase e quais vão diretamente para o lixo. Se você não quer que sua chance de conquistar o emprego termine logo nesta etapa, siga TODAS as dicas abaixo evitando diversos erros comuns:

1) Número de conta bancária, título de eleitor, MSN, identidade ficam de FORA.
Preencha o curriculum vitae apenas com informações ESSENCIAIS. Lembre-se: os selecionadores NÃO TÊM TEMPO A PERDER.
2) Não importa se você é lindo(a). FOTO apenas se solicitado.
Ainda que você se pareça com o Reynaldo Gianecchini ou com a Gisele Bundchen, não coloque sua foto em seu CV - isto é completamente desnecessário. As exceções a esta regra são curriculuns de candidatos a vagas de modelo ou cuja beleza física esteja diretamente associada a atividade a ser exercida.
3) Novela mexicana somente na televisão
Embora sua história de vida ou situação atual possam ser de grande interesse para um seriado televisivo, você deve chamar a atenção do selecionador por suas capacidades profissionais. Evite escrever no curriculum vitae coisas do tipo "Por favor, preciso desse emprego para sustentar meus 13 filhos doentes" ou ainda "Tenho muita vontade de trabalhar nessa empresa, até de graça".
4) Papel somente branco - rosa, vermelho, azul, verde e de outras cores NUNCA
Infelizmente algumas pessoas acreditam que devem chamar a atenção pelo excesso. Enviar seu curriculum vitae impresso em papel de cores "espalhafatosas" é certeza de chamar a atenção... dentre os inúmeros currículos amassados e arremessados na lata de lixo.
5) Evite fonte rebuscadas
Nada de utilizar fontes como Comic Sans ou outras do gênero para chamar a atenção. Utilizar fonte Times New Roman também não é aconselhável, desde que é uma fonte comum e sem destaque. Boas escolhas são Verdana, Georgia ou Arial, fontes elegantes e formais.
6) Não minta JAMAIS
Já vi candidatos passarem por situações constrangedoras ao serem pré-selecionados e, durante a entrevista, serem pegos em suas mentiras. Um exemplo clássico é o relacionado a idiomas. O sujeito diz ter nível fluente de inglês e, no meio da entrevista, o selecionador, sem qualquer introdução, começa a falar nesta língua. O candidato baixa a cabeça e pronuncia alguma desculpa qualquer. Resultado: MAIS UM ELIMINADO.
7) "Menas", "seje", "emcima" - POR FAVOR, NÃOOOOOOOOOOOOO!!!
Sempre é válido frisar: muito cuidado com o português. Após redigir seu curriculum no computador, utilize o corretor ortográfico do seu editor. Leia e releia seu texto. Peça sempre algum conhecido de confiança para revisar seu documento antes de enviá-lo para as empresas.
8) Ninguém quer saber se você é um excelente atacante de futebol do clube do seu bairro nem que fez um curso sobre como preparar comida chinesa no inverno passado.
A não ser que você esteja concorrendo a uma vaga de jogador de futebol ou a um restaurante essa regra é extremamente válida. Muitas pessoas costumam colocar uma série de baboseiras ao final de seu curriculum vitae para preencher espaço. Evite ao máximo utilizar este recurso para não passar a mensagem de alguém com pouca qualificação para a vaga em si.
9) Nada de correções utilizando caneta.
A apresentação do curriculum é tão importante quanto seu conteúdo. Caso encontre algum erro, nunca utilize corretivo ou escreva de caneta esferográfica no mesmo. Imprima uma nova cópia.
10) Não utilize XEROX.
Imprima seu curriculum sempre em formato A4, utilizando uma impressora e papéis de boa qualidade (gramatura 90g/m2). Não utilize XEROX.

Fonte: http://www.meucurriculum.com/como-nao-fazer-um-curriculum-vitae.php

domingo, 16 de março de 2014

Atalhos do Windows 7

O Windows 7 foi desenvolvido para substituir o Windows Vista ser um Sistema Operacional melhor do que os seus antecessores — principalmente em relação ao Windows Vista, que decepcionou muitos usuários. Mostrou diferença em relação ao visual, muito mais moderno, bonito e “limpo”, além da funcionalidade melhor e do visual renovado, o Windows 7 renovou seu repertório de novidades em relação ao seu manuseio. A nova Barra de Tarefas foi construída de uma maneira nova e vários atalhos surgiram.                        

Segue abaixo algumas dicas de vários atalhos do Windows 7 para facilitar e tornar o uso do Sistema muito mais rápido.
Gestos
Arrastar a janela para o topo — maximiza a janela.
Arrastar a janela para a esquerda ou para a direita — posiciona a janela ocupando exatamente a metade da tela para o lado em que foi colocada.

Chacoalhar a janela para os lados — minimiza todas as janelas, exceto a que está ativa.
Janelas
Windows + B — navega pelos ícones localizados na Barra do Sistema.
Windows + D — minimiza todas as janelas para a Área de Trabalho.
Windows + Espaço — deixa todas as janelas transparentes. 
Windows + Home — minimiza todas as janelas, exceto a que está ativa (da mesma forma que a chacoalhada que se faz no topo).
Windows + Seta para a esquerda — coloca a janela na metade esquerda da tela.
Windows + Seta para a direita — coloca a janela na metade direita da tela.

Windows + Seta para cima — maximiza a janela.
Windows + Seta para baixo — minimiza a janela.
Windows + Número [1 ao 9] — troca para a janela do programa aberto e que está na respectiva ordem na Barra de Tarefas.
Windows + Shift + Número [1 ao 9] — abre novamente o programa que está na respectiva ordem na Barra de Tarefas.
 Barra de Tarefas
Windows — abre o Menu Iniciar.
Windows + T — navega pelos itens que estão abertos na Barra de Tarefas.
Shift + Clique sobre um programa fixado — abre novamente o programa.
Ctrl + Shift + Clique sobre um programa fixado — abre o programa com privilégios de administrador.
Shift + Clique com o botão direito sobre um programa fixado — abre um menu com opções do programa, como era em versões antigas do Windows.
Ctrl + Clique sobre um programa aberto e com várias janelas — permite navegar pelas janelas abertas do programa.
Clique com o botão do meio no ícone da Barra de Tarefas — abre uma nova janela do programa fixado.

Na Área de Trabalho

Windows + G — navegue pelos gadgets que estão abertos na sua Área de Trabalho, ao trazê-los para o topo.
Windows + P — abre opções de projeção (para exibir em outro tipo de tela, como uma televisão).
Windows + E — abre o Windows Explorer.

Windows + U — abre a Central de Facilidade de Acesso.
Windows + F — começa uma nova pesquisa por arquivos e pastas.
Windows + R — abre o comando Executar.



Windows + L — executa o comando para trocar usuário (vai para a tela de logon e bloqueia).
Windows + R — abre o comando Executar.
Windows + M — minimiza todas as janelas (diferente de Mostrar a Área de Trabalho porque não só esconde as janelas).
Windows + Tecla Pause — abre o Painel de Controle do Sistema.
Windows + Tecla de Contexto — abre o menu de contexto da Barra de Tarefas.
Windows + Tab — navegação pelas janelas abertas.

No Windows Explorer
Alt + Seta para cima — volta uma pasta (no nível anterior).
Alt + P — permite pré-visualizar arquivos em um painel do programa no lado direito.
Ctrl + Shift + N — cria uma nova pasta.
Shift + Clique com o botão direito em uma pasta — abre um menu de contexto para começar prompt de comando diretamente na pasta clicada.
Shift + Clique com o botão direito em um arquivo — abre um menu de contexto em que é possível copiar o caminho do arquivo.

Bibliografia:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...