quarta-feira, 20 de março de 2013

A evolução dos computadores



Ábaco
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 2.500 anos a.C. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.
Como fazer os cálculos no ábaco?

O cálculo começa à esquerda, ou na coluna mais alta envolvida em seu cálculo, trabalha da esquerda para a direita. Assim, se tiver 548 e desejar somar com 637, primeiro colocará 548 na calculadora. Daí, adiciona 6 ao 5. Segue o padrão 6 = 10 – 4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (- 5 + 1 = - 4) daí, adicione uma das contas de milhares à vara da esquerda. Daí passa o três ao quatro, o sete ao oito, no ábaco aparecerá a resposta: 1.185.

Por operar assim, da esquerda para a direita, o cálculo pode ser iniciado assim que souber o primeiro dígito. Na aritmética mental ou escrita, o cálculo começa a partir das unidades ou do lado direito do problema.


1946: é anunciada a criação do primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). 

 

1951 a 1959: surgem os computadores de primeira geração. Esses eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina.

1951 - Em 14 de junho foi entregue ao "U.S. Census Bureau" o primeiro computador produzido comercialmente, para uso civil e fabricado em série, o UNIVAC I ("UNIVersal Automatic Computer") encomendado pelo Censo dos Estados Unidos e desenvolvido pela "Remington Rand", sob a liderança de J. Presper Eckert e John W. Mauchly.


A máquina usava programa armazenado e um compilador. Ocupava 32,5 metros quadrados do escritório e pesava pouco mais de 7,2 toneladas. Era acompanhado de um equipamento para impressão chamado UNIPRINTER, que consumia 14.000 W de energia.
Trabalhava com caracteres alfanuméricos e tinha periféricos operacionalmente independentes. Era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel. O UNIVAC possuía uma frequência de “clock” de 2,25 Mhz e podia calcular números de dez dígitos, com uma velocidade de 100.000 cálculos por segundo, além de poder gravar em sua fita magnética dados com a velocidade de 40.000 dígitos binários por segundo. Utilizava diodos de cristal e memória de mercúrio e uma fita magnética como memória. Tinha 5.000 tubos de vácuo e era capaz de realizar até 1.905 operações por segundo e seu preço chegou a US$1 milhão. Tinha um teclado que era usado para controlar o console. A entrada de dados era feita predominantemente com o uso dos cartões perfurados. A saída de dados era feita via linhas de impressão como uso da máquina de escrever para maior rapidez.
Foram vendidas 46 unidades do UNIVAC Modelo I, tendo sido o primeiro computador que armazenava programas e estava disponível comercialmente.

1955 - O TRADIC, o primeiro computador totalmente transistorizado, foi anunciado pelos laboratórios AT&T Bell e criado para a Força Aérea Americana. Possuía cerca de 800 transistores ao invés dos antigos tubos de vácuo, o que permitia trabalhar com menos de 100 Watts de consumo de energia. Com os transistores, os computadores tornaram-se mais rápidos leves e econômicos.

 1956 - a IBM produziu o computador 305 RAMAC, o primeiro a incluir uma unidade fixa de disco rígido, o 350 Disk Storage, não sendo possível retirá-la. Contava com 50 discos magnéticos que rodavam com velocidade de 1,2 mil RPM, tinha capacidade de armazenamento de 5 MB e pesava quase 1 tonelada.


1957 o engenheiro Kenneth Olsen fundou a "Digital Equipment Corporation" (DEC) que em 1961 lançou no mercado o PDP-1 (Programmed Data Processor 1) que tinha 4096 palavras de 18bits e clock de 200KHz. A capacidade de processamento do PDP-1 era a metade do poder computacional do IBM 7090,  que era o computador mais rápido do mundo naquela época e custava alguns milhões de dólares. Entretanto, o preço do PDP-1 era muito menor, na ordem de milhares de dólares. Assim, a DEC vendeu dezenas dessas máquinas, dando origem à indústria dos minicomputadores. Foi a primeira máquina que ficou conhecida como minicomputador.




1959 a 1965: surgem os computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos, sendo programados em linguagem montadora.
1965 a 1975: nascem os computadores da terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanossegundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos.
A partir de 1975, dizemos que os computadores entraram na sua quarta geração (e estão até hoje). Encontram-se nesta geração os que se caracterizam por circuitos integrados em longa escala, LSI ( produzidos pela Intel ).
1966 - A "Hewlett-Packard" (HP) começou a produzir computadores para uso geral, pois o HP-2115 oferecia um alto poder de processamento. Ele suportava uma grande variedade de linguagens, entre elas Basic, Algol e FORTRAN.


Jack St. Clair Kilby que, cerca de 10 anos antes, tinha desenvolvido um dos primeiros circuitos integrados, patenteou a primeira calculadora eletrônica portátil para demonstrar o potencial de miniaturização dos eletrônicos com esses circuitos. A calculadora efetuava as 4 operações (somar, subtrair, multiplicar e dividir), trabalhava com algumas casas decimais e admitia números com até 12 algarismos. Utilizava uma bateria de prata-zinco e imprimia o resultado em um pequeno rolo de papel. O modelo só entrou em produção em abril de 1970, quando a "Texas Instruments" lançou o produto no Japão, em associação com a "Canon". A calculadora foi denominada "Pocketronic" e custava US$ 400.
1974 - O microprocessador estreava no mundo dos computadores a bordo de um Altair 8800. Pequena (para a época), essa máquina abriu caminhos para a revolução do computador pessoal. 




1975

Em fevereiro, Bill Gates e Paul Allen desenvolvem a versão mais aperfeiçoada da linguagem Basic (criada em 1963, no Darthmouth College) para microcomputadores, o Visual Basic. As linguagens anteriores eram adequadas aos grandes e médios computadores. Em abril, a dupla funda a Microsoft, que se torna a maior e mais importante companhia de software do mundo.

- A primeira rede comercial foi implantada, que era equivalente à ARPANET.
- Foi anunciado o Altair 8800, baseado em um microprocessador da Intel 8080.
- Lee Felsentein inventou o VDM (módulo de indicador visual).
- Foi lançado o Tandem-16, o primeiro computador para transação on-line de processos.

1976 

- Steve Wozniak e Steve Jobs terminam o projeto do micro Apple I, o primeiro microcomputador feito para ser vendido em grande escala, e fundam a Apple Computer Company.
- The Cray I notabilizou-se como o primeiro processador vetorial comercial.
- Gary Kildall desenvolveu o CP/M, um sistema operacional para computadores pessoais.

1976 - A "Scelbi Computer Consulting Company" ofereceu o primeiro kit de microcomputador nos Estados Unidos usando um microprocessador, baseado no Intel 8008, o Scelbi-8H, com 1 KB de memória programável. Podiam ser adicionados 15 KBs.



1977 

- Surge o Commodore PET (Personal Eletronic Transactor), um dos primeiros computadores pessoais que foi lançado no ano.
- O Apple II apresenta características inovadoras: circuito impresso em sua placa-mãe, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos.
- Aparece mais um computador pessoal, o Tandy Radio Shack's (TRS-80), que vende no primeiro ano mais de 10 mil unidades.
- O governo dos EUA adota o padrão de encriptografia de dados da IBM (chave para destravar mensagens codificadas, que servem para proteger os dados confidenciais dentro de suas agências).
1977 – Apple II – Foi o primeiro microcomputador tal como o conhecemos hoje. Pela primeira vez, a máquina tinha um teclado e podia ser ligada em um monitor, no caso, uma TV.


1978

- O VAX 11/780, da Digital Equipment Corporation, caracterizou-se por ser uma máquina capaz de processar até 4.3 gigabytes de memória virtual, provando ser o mais rápido dos minicomputadores da época. 



- O disco flexível de 5 ¼" transformou-se na medida padrão de software para computadores pessoais, logo após que a Apple e o Tandy Radio Shack's adaptaram seus softwares para este formato. 




1979 

- A Motorola inventa um microprocessador, o 68000, que se mostra mais veloz que os concorrentes. 



- Daniel Bricklin e Robert Frankston, programadores da Universidade Harvard, desenvolvem um programa que transforma os computadores comerciais em pessoais, o Visicalc. 



1980 

- O primeiro Hard Disk Drive para microcomputadores é capaz de armazenar 4,4 megabytes de dados e pesava 1 tonelada. Foi produzido pela Seagate Technology. 




- A Phillips desenvolve o primeiro disco óptico de armazenamento de dados. Tinha uma capacidade sessenta vezes maior que o disco de 5 ¼".
- Um computador habilitado com alto desempenho na busca de informações é inventado por John Shoch, da Xerox.

1981 

- A IBM lança o PC-5150, o antecessor de todos os micros existentes. Tinha 64 Kbytes de memória e velocidade de 4,77 megahertz. O MS-DOS foi o software utilizado pelo PC-5150, o que proporcionou uma aliança entre a IBM e a Microsoft 



- O primeiro computador portátil é lançado, o Osborne I. 



- A primeira estação de trabalho, a DN100, foi desenvolvida pela Apollo Computer. Sua capacidade era superior a muitos micros de preço equivalente. 




1982

- O lotus 123 é desenvolvido por Mitch Kapor para o PC da IBM. 



- O filme "Tron", da Disney, fez com que a utilização dos gráficos gerados por computadores em filmes sofresse um aumento.

1983

- A Apple desenvolve o primeiro computador pessoal com interface gráfica. 



- A Compac lança seu primeiro PC com software da IBM. 



- O Windows e o Word são apresentados pela Microsoft. 



- O MIDI (Musical Instrument Digital Interface) foi introduzido na North American Music Manufactures em L.A.

1984

- A Apple lança o Macintosh, o primeiro computador com mouse e interface gráfica. A utilização do disquete de 3 ½" cresceu devido à sua utilização no Macintosh. 



- A IBM lança o PC-AT, mais rápido que o original, tornou-se um grande sucesso por seu ótimo desempenho e grande capacidade de armazenamento. 



- Willian Gigson inventa o termo Ciberespaço, no livro Neuromancer.

1985 

- A Microsoft lança uma versão do Windows e do Word que rodam em computadores Macintosh.
- A Internet ganha força com a ligação de cinco grandes computadores de universidades americanas com o NFSNET.
- O mercado de CDs de música aumenta com a alta capacidade de armazenamento de CD-ROMs.
- A linguagem de programação C++ surge e domina a indústria de computação.

1986

- O estudo sobre a Inteligência Artificial é impulsionado quando Daniel Hillis desenvolve o conceito de conexões paralelas.

1987

- A IBM lança o PS/2 fabricado com drives de 3 1/2”. 


- Willian Alkinson projeta o Hypercard (software que simplifica o uso do computador em aplicações domésticas)
- O microprocessador 68030 da Motorola é desenvolvido.



1988

- A companhia NeXT é fundada por Steve Jobs, que foi o co-fundador da Apple.
- Tin Toy, da Pixar, ganha o Oscar de melhor desenho animado em curta metragem utilizando os recursos de animação de computadores.

1989

- A Intel e a Motorola lançam novos processadores com mais de um milhão de transistor
- O jogo SimCity é lançado. Ele utiliza diversos dispositivos de simulação.
- Realidade Virtual foi o tema da convenção de Siggraph´s.

1990 



- Há uma atualização do Windows. O Windows 3.0, que foi lançado em 22 de maio, é compatível com o DOS.
- Nasce a World Wide Web do desenvolvimento do HTML. (www)

1991

- Uma aliança entre a Apple, a IBM e a Motorola produz o Power PC.

1992

- A versão 3.1 do Windows chega às lojas.
- O candidato à vice-presidência dos EUA, Al Gore lidera um projeto para permitir a entrada de qualquer cidadão à Internet.

1993

- O Pentium, da Intel, é lançado. Tem 3,1 milhões de transistor, memória de 4 gigabytes e velocidade de 66 megahertz.

- O PC 486 da IBM incorpora o Windows 3.1. 

1994 

- O Netscape Communications é fundado e o primeiro browser torna-se disponível, criando um crescimento de surfistas na Web.

1995

- "Toy Story" foi o primeiro longa feito totalmente com animação de computador.
- O Windows 95 é lançado.
- A linguagem Java é descoberta.
- a Netscape amplia suas conexões na Internet.

1996

- O Pentium Pro é lançado.

1997

- O Netscape Navigator 2.0 é o primeiro browser com suporte para o Java Script.
- Um computador de IBM, o Deep Blue, ganha do campeão mundial de xadrez Gary Kasparov.

1998

- É lançado o Pentium II.
- A versão do Windows 98 chega às lojas. 
1999 
- O Linux é lançado pelo finlandês Linus Torevald.


2000 

- A Intel lança uma quantidade limitada de Pentium III. É apresentado o Windows 2.000
- É apresentado o Windows Millenium

2001

- O Linux Kernel é lançado.
- O Pentium 4 é apresentado 
2002 
- É apresentado o Windows XP

2006 

- O Pentium Duo Core é Apresentado
- O Windows Vista é apresentado em versões de teste.

Nintendo lança o Wii
Sony lança o Playstation 3


2007 
- Microsoft lança o Windows Vista a uso doméstico
- Apple lança o iPhone


2008 
- 8 de Agosto um Windows responsável pelas imagens na abertura dos Olimpíadas de Pequim simplesmente apresenta uma BSOD
- Começa-se a construção de um vídeo sobre a história dos computadores.

2009
- Microsoft lança o Windows 7
- Microsoft lança o Office 2010
- USB 3.0

2010
- Apple apresenta o iPad


2011
- Apple apresenta a tecnologia de E/S Thunderbold com a Intel em MacBooks Pro

- Apple apresenta iPad 2 e iOS 4.3




Fonte:
http://www.brasilescola.com/informatica/evolucao-dos-computadores.htm
http://www.brasilescola.com/matematica/o-abaco.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Cronologia_da_evolu%C3%A7%C3%A3o_dos_computadores#2000

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...