domingo, 30 de junho de 2013

Inovações na Copa das Confederações



A pouco para a final da Copa das Confederações, algumas tecnologias chamaram a atenção. Além da reestruturação e arquitetura, o que surpreendeu o torcedor foram os telões gigantes e o novo sistema de som que atingiu todos os níveis do estádio.
As telas são de alta definição, até 110 metros quadrados. É quase um apartamento, com um sistema de som de qualidade.

Outra inovação é a instalação de câmeras – em sua maioria de alta definição – para que todo o complexo do estádio fosse monitorado durante os eventos e inclusive fosse possível acompanhar tudo o que aconteceu nas arquibancadas com zoom capaz de identificar uma pessoa na multidão e até acompanhá-la em tempo real. Cada estádio tem de 200 a 300 câmeras.


Os ingressos também foram  mais seguros e modernos; inclusive com chips instalados em seus interiores. Toda essa tecnologia básica foi integrada e controlada de um centro de operações – que também foi exigência em todos os estádios...
Mas o mais interessante é que as novas arenas brasileiras foram além do exigido pela Fifa. Para aumentar a segurança de quem foi aos jogos, catracas com reconhecimento facial integradas com câmeras inteligentes seguiram todos os passos de possíveis suspeito dentro do estádio. Aliás, essas câmeras podem fazer muito mais; com softwares de análise de vídeo, identificar até comportamentos de certas pessoas fora do normal.
Na Copa das Confederações, um dos maiores desafios tecnológicos também foi colocado à prova nos estádios; cobertura wi-fi. Uma coisa é certa, devido à grande concentração de pessoas em um mesmo lugar – podendo ter ultrapassado as 60 mil pessoas – e contando que quase todo mundo quis se conectar de alguma forma, as redes 3G e 4G não deram conta do recado; principalmente com tanta gente querendo se conectar ao mesmo tempo."Imagina na Copa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...